17 de fevereiro de 2017

RESENHA | No Escuro — Elizabeth Haynes

Título: No Escuro
Título Original: Into The Darkest Corner
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Páginas: 335
Lançamento: 2013
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.

Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começa a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.

Opinião:

Mais uma estreia literária de primeira! O primeiro livro da autora britânica Elizabeth Haynes foi uma excelente primeira publicação, tendo a qualidade de um romance de autores veteranos. O livro é intenso da primeira até as últimas páginas.
A história é narrada em primeira pessoa pela personagem principal Catherine, que alterna capítulos entre passado e presente, numa diferença de cerca de 4 anos. Ela nos mostra seu passado como uma mulher que vivia a vida intensamente, e o presente, no qual ela é uma mulher sem autoestima que sofre de TOC e vive sozinha em um apartamento com medo do passado. Os personagens são muito bem construídos, especialmente a Cathy, que nos mostra todos seus medos e sua angustiante doença.
"Tudo isso para apaziguar meu cérebro. O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo. Quando consigo fazer tudo direito, na ordem certa, fazer minhas verificações corretamente, seguir o ritmo certo, então as imagens somem por algum tempo." — Pág. 28
O livro tem capítulos pequenos, o que nos deixa aprisionados na leitura, lendo sem parar. A narrativa da autora é ágil, nos carrega para dentro do texto. No Escuro é um livro que pode criar um certo temor em algumas pessoas, pois nos mostra a verdadeira natureza humana, e que o escuro pode revelar coisas assustadoras. O final é vertiginoso, tem suspense de alto nível, algumas cenas que nos deixam de coração acelerado.

A única coisa negativa (algo pessoal) é que por ser narrado por uma mulher, o livro é um pouco feminino, com detalhes de natureza feminina. Algo que me chamou a atenção também, é que toda hora que havia o encontro da personagem com alguma pessoa, eles só bebiam chá, ás vezes alguma bebida alcoólica, mas a palavra chá é repetida sempre (talvez seja um artifício utilizado pela autora para acentuar o TOC da personagem, ou mesmo um costume da região onde se passa a história).

A edição da Editora Intrínseca possui uma boa diagramação, a capa transmite o medo e a escuridão da vida de Catherine, mas poderiam ter usado uma imagem com mais qualidade, mais nítida. Encontrei apenas um erro de revisão no final da página 168, onde trocaram as palavras VILÃO e VIOLÃO, mas pode até passar despercebido. Recomendo muito a leitura do livro e avalio em

Nenhum comentário:

Postar um comentário