5 de janeiro de 2017

RESENHA | A Prova é a Testemunha — Ilana Casoy

Título: A Prova é a Testemunha
Autora: Ilana Casoy
Editora: Larousse
Páginas: 240
Lançamento: 2010
Onde comprar: Estante Virtual

Sinopse:
Os corredores do Fórum fervilham. Pessoas comuns, jornalistas, estudantes de Direito. Na rua, uma multidão. No plenário, todos sabem que serão longas horas, longos dias, em que cada um espera comprovar sua própria verdade. Ilana Casoy, que acompanhou o Caso Isabella Nardoni durante dois anos, se debruçou em pilhas e pilhas de papéis, sabe que aqueles serão dias em que poderá, enfim, deixar registrado o que se passou durante o júri.

E é pelos olhos imparciais dessa especialista, pela transcrição dos fatos, porém repleta de emoção, que todos poderão conhecer o que se passou dentro do Tribunal até que se desse o veredicto. Um emocionante embate entre Defesa e Acusação, uma narrativa contundente, explícita, para todos os que querem conhecer as entranhas desse julgamento. 

Opinião:

Em 29 de Março de 2008 aconteceu um dos crimes mais bárbaros e repercutidos do Brasil. Com certeza você ouviu falar do caso Nardoni. Isabela Nardoni tinha 5 anos, quando foi atirada da janela do 5º andar do edifício London, em São Paulo, pelo próprio pai. Em um caso construído completamente pelos legistas e peritos que trabalharam nele.

Durante meses, e até anos, o caso ganhou muita notoriedade na imprensa, tendo inclusive programas especiais sobre ele, afinal, não é todo o dia que o pai juntamente com a madrasta assassinam a própria filha.

A história começou com uma mentira do casal, dizendo que alguém teria entrado no seu apartamento e atirado a criança pela janela, a polícia procurou por horas alguém dentro do condomínio, mas não encontrou nenhum suspeito. Nos dias seguintes o casal informou diversos nomes, os quais poderiam ter motivos para fazer aquilo com a família.

Porém os especialistas entraram em ação e foram desvendando a verdadeira história de horror e crueldade, que começara no carro com Isabela sendo golpeada pela madrasta e sofrido um corte, em seguida sendo atirada no chão do apartamento com extrema força e em seguida sendo esganada até ficar inconsciente, acreditando que a menina teria morrido, o pai em desespero, não por perder a filha mas por medo de ser preso, a atira da janela do seu quarto, logo após cortar a tela de proteção, com a menina ainda viva.

Ilana Casoy, uma escritora paulista de 56 anos, é formada em Administração e especialista em criminologia, provavelmente a mais competente e sem dúvida a mais famosa do Brasil.

Ela acompanhou de perto o julgamento dos acusados pelo assassinato de Isabela e mostra tudo que viveu como espectadora especial, pois assistia a todo desenrolar do julgamento, fazendo anotações em seus blocos e observando inclusive a fisionomia de cada pessoa presente no local.

Durante os 5 dias de depoimentos e os outros de debate entre defesa e acusação, até o final com a sentença sendo informada pelo juiz, Ilana capta todos os detalhes do caso, passando para o leitor as mais minuciosas informações, desde como certos detalhes foram construídos, até como o rosto dos acusados ficou quando ouviu determinada informação.

Extremamente observadora, Casoy é correta desde o momento em que ficou sabendo do caso e decidiu que primeiro tomaria conhecimento dos lados para depois formar sua opinião, até no final quando deixa transparecer todo seu sentimento relativo ao que aconteceu durante esse tempo todo. Contém sua indignação com o fato de a mãe da vitima não poder assistir ao julgamento por uma manobra suja do advogado dos acusados, sem deixar de demonstra-la ao leitor, que sente na pele cada coisa que é descrita por ela.

Este livro não é para estômagos fracos, e até mesmo eu, acostumado com as obras macabras de King e Lovecraft, me emocionei em vários pontos do livro, para quem tem um filho pequeno como eu, imaginar que existem pessoas tão cruéis no mundo nos faz perder a fé na humanidade.

Em A Prova é a Testemunha, lançado em 2010, Ilana faz com maestria seu trabalho de criminologista, deixando o leitor instigado pela maneira como as falsas situações criadas no caso são desmentidas pelos produtos e pela mente de legistas e peritos, mostrando que existem sim pessoas capazes no Brasil, estudiosos que são exemplos de pessoas para o resto do mundo, assim como Ilana, exemplo de criminologista e escritora.

Leia também o livro Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni

Uma história contada nos mínimos detalhes, verídica, pesada, emocionante e reflexiva para todos. O livro recebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário