25 de outubro de 2016

RESENHA | Evangelho de Sangue — Clive Barker

Título: Evangelho de Sangue
Título Original: The Scarlet Gospels
Autores: Clive Barker
Editora: DarkSide Books
Páginas: 360
Lançamento: 2016
Onde comprar: Amazon

Sinopse:

Clive Barker retorna à sua poderosa voz narrativa em grande estilo. Evangelho de Sangue é o sombrio, sangrento e brutal épico do terror, narrado pelo mestre inquestionável do gênero, e ansiosamente aguardado pelos fãs.

Evangelho de Sangue oferece uma junção clara dentro do universo de Barker. Os leitores mais atentos já perceberam que as histórias dele se passam em um mesmo universo, mas, agora, o mundo de Hellraiser é explicitamente unido ao do detetive Harry D’Amour – que aparece em outras histórias do autor, como o conto “The Last Illusion”, presente no sexto volume dos Livros de Sangue, e no romance Everville.

D’Amour, que se dedica a investigar casos sobrenaturais, mágicos e malignos, vem encarando seus demônios pessoais há anos. Quando ele se depara com uma Caixa das Lamentações, seus demônios internos são substituídos por demônios de verdade, conforme ele se vê enredado em um terrível jogo de gato e rato, absolutamente complexo, sangrento e perturbador. Evangelho de Sangue reconduz os leitores ao tempo marcado por dois de seus mais icônicos personagens, que conduzem a história em uma batalha entre o bem e o mal tão antiga quanto o tempo, onde o autor conecta a mitologia de Hellraiser ao Inferno bíblico.

Opinião:

Evangelho de Sangue começa massacrando a nossa mente com um Prólogo de arrepiar, com descrições insanas e acontecimentos macabros que nos atiçam a devorar as páginas repletas de sangue que estão por vir. Logo em seguida, conhecemos o personagem Harry D'Amour (que já havia aparecido anteriormente no sexto volume dos Livros de Sangue), um ex-policial de Nova York, que atua no momento como detetive em casos sobrenaturais.

Sua amiga Norma Paine, uma médium cega, entra em contato com o espírito de um homem morto que diz ter uns serviços especiais para Harry, ele sai para investigar a mansão do falecido e encontra coisas comprometedoras, de objetos sexuais de sadomasoquismo à livros de magia. O espírito pede, por meio da amiga, que Harry dê um fim em tudo, e em meio aos objetos o detetive encontra a Caixa de Lemarchand, que os levará em uma jornada pelo universo dos Cenobitas, onde Pinhead, o Sacerdote do Inferno vive e reina.

Evangelho de Sangue é um livro que se passa no mesmo universo de Hellraiser: Renascido no Inferno, uma verdadeira expansão do universo dos Cenobitas, portanto é altamente recomendado que você leia primeiro Hellraiser (ou veja aos filmes) para que tenha um conhecimento prévio da mitologia criada pro Barker. 

A DarkSide, mais uma vez acertou em cheio, fazendo uma edição altamente primorosa, começando pela capa que tem uma relação intrínseca com o texto apresentado, é assustadoramente sombria e nos transporta a um passado nostálgico e sangrento, além das ilustrações lindas no interior do livro e do marcador, que merece ser exposto aos olhos de todos.

Clive Barker escreve de maneira aterrorizante e amedrontadora, ele abusa da linguagem e ousa nos termos mais perversos e repulsivos possíveis, o que para os leitores de terror acostumados com uma linguagem mais pesada é um verdadeiro banquete, mas para os desacostumados, se preparem para ler algo totalmente fora do comum, mas que vai lhes deixar em êxtase. O autor consegue transmitir por meio de suas descrições os sentimentos mais obscuros e carniceiros da mente humana, e nos brinda com uma história de terror que irá perseguir o leitor por dias, onde os sonhos serão protagonizados por Pinhead. O livro recebe 

Um comentário:

  1. Esse livro tem o melhor e mais forte início que eu já li. Excelente.

    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir