7 de setembro de 2016

RESENHA | O Adversário — Maurício Limeira

Título: O Adversário 
Autor: Maurício Limeira
Editora: Clube de Autores
Páginas: 176
Lançamento: 2010
Onde comprar: Portal dos Livreiros

***Livro Cedido por Parceria***

Sinopse:
“Há uma sombra”, ela enfim disse, sem abrir os olhos. “Há alguém perto de você. Rodeando você. Quer algo que você tem. Não descansará enquanto não obtiver aquilo que só em você encontrou.”
Na procura por vingança pelo assassinato da namorada, um jornalista se embrenha no submundo do crime sem saber o que vai encontrar. Ao buscar os serviços do assassino Casemiro, jamais esperaria ele que a vingança desejada iria se transformar em algo muito maior e mais assustador do que a violência urbana e a corrupção do tráfico. Sangue, almas gêmeas, dor, medo, trevas, o outro obscuro à espreita. O mal, personificado na crueza e agressividade de Casemiro, já o incluíra em seus planos e o aguardava para um destino do qual era tarde demais para recuar.

Em O Adversário, o sobrenatural age da forma mais incômoda: nas coisas pequenas de nosso cotidiano. Ele age por baixo dos momentos de tranquilidade. Prega pequenas peças que jamais associamos ao todo. Aflora em lugares insuspeitos. Cava galerias sob nossa paz. Até chegar a hora em que as instalações nas quais erguemos nossa sanidade, de tão corroídas, vêm abaixo.

Opinião:

A história começa com Zeca, apelido de José Carlos, jornalista investigativo que está sofrendo com o assassinato de sua namorada, ele tenta se suicidar pulando da varanda de seu prédio, mais desisti após ver uma mãe jogar o filho e depois pular em seguida.

Após passar  por um triste período de luto por sua namora, o jornalista decide que é hora que vingar sua morte. Na procura de vingança, Zeca contrata Casemiro, um assassino de aluguel que todos acreditam estar envolvido com o sobrenatural.

O que Zeca não imaginava é que o preço de sua vingança seria a sua própria vida. E temendo perdê-la, ele começa uma jornada fugindo do assassino Casemiro e das sobrenaturais criaturas que perseguem ele e as pessoas a sua volta, aqueles que mais gosta também estão em perigo. E o grande mistério que fica no ar durante a narrativa é o motivo pelo qual o assassino contratado para se vingar, acaba "mudando de ideia" e vai atrás de Zeca, que o contratou. Esse e outros motivos nos prendem à trama e nos fazem querer continuar a leitura.

Os capítulos têm normalmente o mesmo número de páginas, muitos deles envolvem o passado de Zeca, que acaba fazendo uma ligação com os outros capítulos e revelando muitos detalhes importantes. O livro se passa no Rio de Janeiro e traz uma brasilidade ao suspense.

A narrativa do livro não me agradou muito, principalmente por se curta, com poucos detalhes, e ficar intercalando entre 1ª e 3ª pessoa. Outra coisa também, foi o pouco destaque que alguns personagens tiveram durante a história. Talvez por não estar acostumado com esse tipo de narrativa, não tenha me adaptado muito bem a escrita do autor. Mas o livro instiga e vale a pena ser conferido. O livro leva
BookTrailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário