9 de março de 2016

RESENHA | Caçada Mortal — Lawrence Block

Título: Caçada Mortal (Matthew Scudder #10)
Título Original: A Walk Among The Tombstones
Autor: Lawrence Block
Editora: Record
Páginas: 368
Lançamento: 2014
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:

A jovem e bela esposa do traficante de drogas Kenan Khoury é sequestrada em plena luz do dia. Os sequestradores pedem o resgate, prontamente pago por Kenan após uma breve negociação. Então ele a recebe de volta... esquartejada no porta-malas de um carro abandonado.

O detetive particular Matt Scudder é contratado para investigar as motivações desse tenebroso rapto e localizar os responsáveis. Apesar de não ter nenhum apreço especial por traficantes, Matt sabe que um homem como Kenan não pode recorrer à polícia. Conforme avança, ele descobre uma tenebrosa semelhança com outros casos ocorridos em Nova York. Assim, a investigação de Matt se torna uma corrida contra o tempo enquanto reúne as poucas informações que consegue para evitar uma nova vítima.

Opinião:

"— Elas não são reais. As mulheres. Elas não são reais. São brinquedos, só isso. Quando come um hambúrguer, você come uma vaca? Claro que não. Você come um hambúrguer. — Um ligeiro sorriso. — Caminhando na rua, ela é uma mulher. Mas no instante em que entra no furgão, isso está acabado. Ela é apenas um pedaço de carne." 
A trama tem início com o sequestro da esposa do traficante Kenan Khoury. Os sequestradores exigem um pagamento milionário ao traficante. Ele consegue parte do valor e vai junto com seu irmão entregar o dinheiro aos sequestradores, chegando ao local ele é avisado que sua mulher já foi deixada em casa, porém ao chegar lá descobre que ela não se encontra. Kenan fica transtornado até que recebe uma ligação dos sequestradores informando agora, que sua mulher está no porta-malas de um carro em uma rua próxima. 

Quando encontra o carro, abre o porta-malas e depara com vários sacos contendo os pedaços de sua mulher. É nessa hora que o irmão de Kenan, Peter, decide procurar ajuda profissional, então contata (Matt)hew Scudder, um ex-policial alcoólatra que ele conheceu nas reuniões do A.A. (Alcoólicos Anônimos) e que trabalha como detetive particular sem licença.

Matt aceita ajudar Kenan e ao dar início a investigação, descobre que a esposa do traficante não foi a primeira e nem será a última vítima dos sequestradores. Inicia-se então a "caçada mortal", uma corrida contra o tempo para parar de vez os psicopatas, antes que seja tarde e eles façam outras vítimas.

Esse é o décimo livro com o protagonista Matthew Scudder. Ao todo, são 17 romances, que foram lançados entre 1976 e 2011, além de dezenas de outros livros escritos pelo autor. Alguns foram traduzidos para o português e lançados no Brasil, mas a maioria se encontra fora de catálogo e são praticamente impossíveis de se encontrar para comprar. Caçada Mortal fui o último livro do autor lançado no Brasil, devido a estreia do filme homônimo no final do mesmo ano, 2014. A ordem, assim como em várias outras séries de detetives, apesar de seguir uma cronologia temporal, não atrapalha em nada no entendimento da trama, cada livro tem um caso que tem começo, meio e fim.

Esse foi meu primeiro contato com o autor e com o seu mais célebre personagem. A forma como Laurence Block escreveu o livro foi brilhante, um livro policial intenso e com objetivo, sem aquele clichê de que para ser um bom livro do gênero é preciso de muitas reviravoltas. Ele aborda temas bem polêmicos como o uso abusivo do álcool, a prostituição, drogas ilícitas, agressão contra as mulheres etc. Uma história que vai te fazer ler cada página sem parar, e vai te colocar em um mundo onde traficantes se tornam reféns de sequestradores. Além de nos fazer pensar se estamos de fato fazendo realmente as melhores escolhas para a nossa vida. 

Fazendo um parêntese: a adaptação, lançada no Brasil em dezembro de 2014, tem um roteiro muito fraco, houve grandes mudanças na história principal, alguns personagens que aparecem no livro foram excluídos totalmente do filme, e foi dado muito foco na vida pessoal de Matt. O diretor e roteirista Scott Frank errou nas mudanças que fez, ele transformou uma história policial cheia de crueldade e adrenalina num suspense que faz qualquer um cair no sono.

Então, se você assistiu ao filme e não gostou, nem ouse ignorar o livro, que foi brilhantemente escrito e que vale cada minuto de leitura. Os personagens são muito bem construídos. Até o momento, foi o melhor livro que li no ano, e além de favoritar autor e livro eu avalio em 
Trailer do filme:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário