27 de dezembro de 2015

RESENHA | Remetente Nº15 — Vários Autores

Autores: Ben Oliveira; Paulo Sérgio Moraes; Guiller Cruz; Felipe Pedrosa; Juliano Pompeu Nicoliello; Samantha Tiger; Will Augusto; Laris Neal; Paulo Sérgio; Heller de Paula; André Gabeh; Guilherme Oli; Luiz Cabral Inácio e Anna Carolina Mazzeo.
Ilustrações: Cyntia Fernandes.
Editora: Letras e Versos
Páginas: 184
Lançamento: 2015
Onde comprar: Amazon eBook

***Livro Cedido por Parceria***

Sinopse:

Um investigador encontra 14 cartas com algo em comum: seus remetentes estão desaparecidos.

Mas ainda há mais um. Quem será o Remetente Nº15? A cada carta, um novo autor.

BookTrailer:

 

Opinião:

15 desaparecidos... um caso antigo que nunca foi resolvido...

Uma nova pista surge: um anúncio de jornal com um endereço de caixa postal de alguém que se denomina “aquele capaz de proporcionar um novo começo”...

“[...] Ofereço-me como saída. Posso ser o seu banco de réu, um confessionário, o seu canto de castigo, aquele amigo imaginário, as suas linhas de diário... Posso ser muitas coisas... Basta que confie em mim. [...] Fale-me de você e torça para ser um dos remetentes selecionados.” — Pág. 05
O encarregado do caso, investigador Demétrio, vai até o local e encontra 14 cartas. Seus remetentes são 14 dos 15 desaparecidos. Onde estaria a carta do 15º desaparecido?

É a partir de então que nos embrenhamos na investigação. Junto com o investigador vamos ler as 14 cartas, conhecer suas histórias, tentar solucionar esse antigo caso e descobrir quem é o Remetente Nº15.

Cada conto desse livro foi escrito por um autor diferente, com suas linguagens e narrativas próprias desenvolveram personagens e histórias singulares... Essa miscelânea de características fez desse “sonho coletivo”, como diz o organizador do projeto Paulo Sérgio Moraes, um ótimo livro, capaz de nos fazer experimentar inúmeras sensações durante a leitura, ele é capaz de agradar qualquer leitor, pois tem um pouco de cada gênero, um pouco de cada personalidade... Não tem como não simpatizar ou se identificar com algum personagem.

Eu, sinceramente, adorei todos, cada conto me conquistou de alguma forma, uns me chocaram, outros chegaram a iluminar um cantinho escuro da minha alma, outros até fizeram despertar sentimentos um tanto perversos em minha cabeça... Ainda assim, me coloquei no lugar do alguém que fez o anúncio e selecionei algumas das cartas:

REMETENTE Nº01 por Guiller Cruz: O detento Vagner nos conta, alternando passado e presente, como era sua vida antes de ser condenado e preso injustamente, e a sua realidade vivida dia após dia no encarceramento.
“Quando a polícia chegou, a faca ainda estava em minhas mãos, as gotas de sangue corriam entre meus dedos e, sob meu pé, uma poça vermelha. Minha mente estava vazia, os gritos dos policiais ecoavam dentro da minha cabeça, mas era como se nada existisse. Estridente foi o som da faca ao cair. [...]” — Pág. 09
REMETENTE Nº02 por Ben Oliveira: Aqui conhecemos, por meio de uma linguagem metafórica, que soa como um poema, a personagem e autora Amélia, uma mulher que sofreu por não ter seu amor correspondido. Esse conto é um pouco mais dramático, e pode parecer estranho que eu o selecione dentre outros que possuem uma temática mais carregada de ação e mistério, mas este possui uma qualidade única. Já li outros escritos do autor, e este faz jus e firma ainda mais seu dom com as palavras.
“[...] Sente este cheiro? É aquele odor pútrido de quem deixou o coração apodrecer e espalhar para todo o corpo o seu veneno. Não sou maluca, embora possa estar parecendo. Queria ser uma louca, e enxergar tudo diferente, tudo de um ângulo que não me fizesse sentir a derrota se apoderando de mim. Alguns cortes nunca se fecham.” — Pág. 30
REMETENTE Nº05 por Juliano Pompeu Nicoliello: Ambientado em Ouro Preto, Minas Gerais, com um clima típico de cidade universitária, o conto é jovem como seu protagonista Luciano, um calouro de Medicina... Este poderia ser apenas mais uma história YA (Young-Adult), porém ela carrega uma temática fortíssima, sendo considerado por mim, um dos contos mais pesados da coletânea.

“[...] É fácil ser bom quando todos ao seu redor são bons. Difícil é ter uma boa conduta quando está rodeado de corações impuros! E eu, cá entre nós, sempre atraí os piores.” — Felipe Pedrosa, REMETENTE Nº03, Pág. 42
REMETENTE Nº06 por Samantha Tiger: Ricardo (Ricco Ricochete) teve uma infância muito difícil, sua mãe era uma vadia que preferia seus amantes a seu filho, expulsando o garoto de casa quando ele tinha 16 anos. Ele sai e vai viver uma vida sem regras, mora com prostitutas, comanda roubos e, com o tempo, vai se estabelecendo na vida, com dinheiro e poder. Muita coisa rola nesse conto, reviravoltas, sexo, intrigas, entre outras coisas, tudo muito bem escrito e detalhado.

“BANG! A primeira bala atravessou o estômago, e ele caiu no chão... BANG! A segunda atingiu o peito, e enquanto ele se contorcia sem ar, o atirador se aproximou, se ajoelhou ao lado da cabeça dele e, colocando o cano do revólver entre os olhos dele, disse: “É o fim...” BANG! O Tiro de misericórdia! [...]” — Pág. 87
REMETENTE Nº10 por André Gabeh: Suzanna, ahh Suzanna, você é minha heroína. Esse conto é um dos mais completos, do jeito que gosto, muito sangue, violência e origamis (peculiaridades e detalhes). O autor soube dosar tudo, criou uma trama envolvente em poucas páginas, usou como tinta a personalidade de sua personagem, o conto não é sobre ela, mas é ela. Só lendo para entender...
“[...] A jovem “assassina” aqui se refugiou dentro de si como uma cobra trocando de pele, mas comendo a pele nova a partir das vísceras e mantendo a pele velha como uma maquiagem à prova d’água que ainda sustenta uma falsa alegria — mesmo que inundada por lágrimas de algum luto.” — Pág. 127
Esses foram apenas um pouquinho de 5 dos 14 contos do livro, ou seja, tem muito mais! Eu não pude e não quis revelar muitas coisas deles para não tirar de vocês a descoberta e a oportunidade de conhecer e desvendar cada um deles, mas saiba que nesses citados e nos outros você encontrará de tudo: muita morte, traição, vícios, amores, violência, abuso sexual, insanidades, tráfico de drogas e de mulheres, incesto, entre outras coisas. É uma coletânea de contos que merece muito ser lida por todos os amantes de boas histórias.

“Tenho sonhos e pesadelos, nos quais corro e fujo. Tento resistir e ajudar os humanos espancados, por assumirem que são negros, que são pobres, que são bichas e sapatões, travecos, e que são diferentes talvez na aparência, no jeito de ser, mas que no fundo assustam mesmo porque, no final das contas, são iguais. [...] Não entendo essa fascinação em querer meter o dedo e o olho no rabo do outro. Para mim, não passam de fantasias sexuais mal resolvidas. Prefiro manter a minha de zoofilia, que até hoje não sei se cheguei a praticar. Julgafilia não faz meu gozo jorrar.” — Will Augusto, REMETENTE Nº07, Pág. 89/90
Mas, e o Remetente Nº15? Quem é? Onde está? O que ele fez? Você só irá descobrir lendo... Mas já adianto, sua identidade vai te surpreender! O livro recebe
Ficou com vontade de conhecer os 15 remetentes? Adquira o eBook na Amazon por um preço bem baratinho e quem for inscrito no programa KindleUnlimited pode ler de graça!!!
Nova Capa para o eBook

6 comentários:

  1. Oi, Matheus!
    Tua resenha ficou excelente. Acredito que foi a melhor resenha sobre Remetente N.15 que já li até agora. Muito grato pela parceria e o principal, por seu tempo para ler e resenhar o livro. Pelo visto, a leitura foi prazerosa. E como blogueiro também, sei como faz toda a diferença quando precisamos resenhar e algo nos cativa.
    Abraço e muito obrigado!!
    --
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ben,
      Muito obrigado! Fico lisonjeado com seus comentários, sempre trazendo novos adjetivos para nossos conteúdos. Eu quem tem que agradecer pelo presente que foi receber o livro seu e ainda mais de ter sido uma ótima leitura.

      Abraços...

      Excluir
  2. Olá! Estamos preparando a versão ebook do livro para janeiro! :)
    Obrigado pela resenha! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      que notícia ótima, quando sair por favor me informe que acrescento essa informação na resenha e divulgo no Facebook!
      Por nada, Abraços

      Excluir
  3. Que alegria acessar o teu blog e ver que a resenha de Remetente N.15 está entre as mais lidas ♥
    Que o Leitor Noturno continue crescendo cada vez mais. Sucesso!
    [Blog do Ben Oliveira]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ben!
      Eu que fico feliz por ter lido e resenhado um livro de qualidade e que trouxe mais gente para o blog.
      Abraços

      Excluir